Você está visualizando atualmente Casca do ovo: formas de usar esse ingrediente cheio de nutrientes

Casca do ovo: formas de usar esse ingrediente cheio de nutrientes

Os ovos são um dos alimentos mais completos que existem. Suas proteínas de alto valor biológico e versatilidade o tornam um elemento fundamental da nossa gastronomia. No entanto, geralmente associamos o ovo à gema e à clara e geralmente não atribuímos importância à casca do ovo.

Qual é a composição da casca do ovo?

Em suma, a casca do ovo é composta principalmente de cálcio. No entanto, em sua composição, também podemos encontrar sódio, magnésio, zinco, manganês, ferro, cobre, alumínio e boro.

Além de todos esses componentes, também existem diferentes concentrações de pigmentos (principalmente protoporfirina e biliverdina) que serão responsáveis pela cor do ovo.

Estruturalmente, a casca é composta por uma cutícula orgânica de proteínas e duas membranas testaceae (internas e externas). Graças a essas membranas, o interior do ovo é protegido contra possíveis penetrações bacterianas.

Por que você não pode lavar os ovos?

A casca tem vários poros para permitir a troca de gases entre o interior e o exterior. Se lavarmos os ovos, as bactérias podem penetrar no interior através desses poros com a ajuda de água.

Portanto, é importante manusear cuidadosamente os ovos e lavar as mãos após o uso para evitar a contaminação cruzada.

Usos da casca de ovo

Casca de ovo para plantas

Ao aplicar casca do ovo no solo como material de branqueamento, é possível aumentar o pH do substrato sem a necessidade de aplicar outros produtos químicos, sendo uma combinação perfeita para a agricultura orgânica.

Na verdade, existem solos especialmente ácidos (com Ph abaixo de 5,5 durante a maior parte do ano) que causam problemas de fertilidade, já que a maioria das plantas (80%) prefere um Ph entre 5,5 e 7.

Mas com cascas de ovos é muito fácil resolver esse problema, já que seu teor de cálcio ajuda a aumentar o Ph.

Se você quiser corrigir problemas de acidez no solo de suas plantas, ou em outras palavras, alcalinizá-lo, reúna algumas cascas de ovos e mergulhe-as em água, pelo menos uma hora. Desta forma, você evitará os restos do branco e evitará a podridão e os insetos consequentes e irritantes.

Use a casca de ovo como fertilizante orgânico

Uma das coisas que você pode fazer para aproveitar as cascas de ovos é fazer seu próprio fertilizante, especialmente se você tiver um pomar com tomates, pimentas, abóboras ou berinjelas.

Fornece cálcio e potássio, minerais essenciais se você quiser evitar a podridão das raízes. Você também pode adicionar uma garrafa deste fertilizante às suas árvores frutíferas: melhora a qualidade da fruta, previne doenças e fortalece as plantas contra o estresse térmico.

É um fertilizante fácil de fazer e que oferece um ótimo resultado em suas plantas.

Evite pragas em suas plantas

Você pode evitar pragas de insetos que rastejam no chão: caracóis, lesmas, vermes, etc., colocando grandes pedaços de casca de ovo no chão ao redor do caule.

Simplificando, esses insetos não os suportam porque se perfuram com suas bordas, então escolhem outras “vítimas” desprotegidas.

Deixe um comentário