Os ovos são um dos alimentos mais completos que existem. Suas proteínas de alto valor biológico e versatilidade o tornam um elemento fundamental da nossa gastronomia. No entanto, geralmente associamos o ovo à gema e à clara e geralmente não atribuímos importância à casca do ovo.
Qual é a composição da casca do ovo?
Em suma, a casca do ovo é composta principalmente de cálcio. No entanto, em sua composição, também podemos encontrar sódio, magnésio, zinco, manganês, ferro, cobre, alumínio e boro.
Além de todos esses componentes, também existem diferentes concentrações de pigmentos (principalmente protoporfirina e biliverdina) que serão responsáveis pela cor do ovo.
Estruturalmente, a casca é composta por uma cutícula orgânica de proteínas e duas membranas testaceae (internas e externas). Graças a essas membranas, o interior do ovo é protegido contra possíveis penetrações bacterianas.
Por que você não pode lavar os ovos?
A casca tem vários poros para permitir a troca de gases entre o interior e o exterior. Se lavarmos os ovos, as bactérias podem penetrar no interior através desses poros com a ajuda de água.
Portanto, é importante manusear cuidadosamente os ovos e lavar as mãos após o uso para evitar a contaminação cruzada.
Usos da casca de ovo
Casca de ovo para plantas
Ao aplicar casca do ovo no solo como material de branqueamento, é possível aumentar o pH do substrato sem a necessidade de aplicar outros produtos químicos, sendo uma combinação perfeita para a agricultura orgânica.
Na verdade, existem solos especialmente ácidos (com Ph abaixo de 5,5 durante a maior parte do ano) que causam problemas de fertilidade, já que a maioria das plantas (80%) prefere um Ph entre 5,5 e 7.
Mas com cascas de ovos é muito fácil resolver esse problema, já que seu teor de cálcio ajuda a aumentar o Ph.
Se você quiser corrigir problemas de acidez no solo de suas plantas, ou em outras palavras, alcalinizá-lo, reúna algumas cascas de ovos e mergulhe-as em água, pelo menos uma hora. Desta forma, você evitará os restos do branco e evitará a podridão e os insetos consequentes e irritantes.
Use a casca de ovo como fertilizante orgânico
Uma das coisas que você pode fazer para aproveitar as cascas de ovos é fazer seu próprio fertilizante, especialmente se você tiver um pomar com tomates, pimentas, abóboras ou berinjelas.
Fornece cálcio e potássio, minerais essenciais se você quiser evitar a podridão das raízes. Você também pode adicionar uma garrafa deste fertilizante às suas árvores frutíferas: melhora a qualidade da fruta, previne doenças e fortalece as plantas contra o estresse térmico.
É um fertilizante fácil de fazer e que oferece um ótimo resultado em suas plantas.
Evite pragas em suas plantas
Você pode evitar pragas de insetos que rastejam no chão: caracóis, lesmas, vermes, etc., colocando grandes pedaços de casca de ovo no chão ao redor do caule.
Simplificando, esses insetos não os suportam porque se perfuram com suas bordas, então escolhem outras “vítimas” desprotegidas.