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Os benefícios saudáveis do ovo de codorna que você não conhece

Eles são pequenos, mas saborosos e, o mais importante, parecem ser dotados de poderes curativos, como a ciência tem demonstrado.

A medicina antiga egípcia e a chinesa já os usavam para prevenir doenças respiratórias e fortalecer o sistema imunológico. Estamos falando dos ovos de codorna, os mesmos que conquistaram a gastronomia em boa parte do mundo.

Os benefícios saudáveis do ovo de codorna que você não conhece

Considerados uma verdadeira iguaria na gastronomia, os ovos de codorna são um deleite para o paladar, quer sejam preparados como aperitivo ou como prato principal. Isto levantou o debate sobre o que é melhor consumir: estes pequenos ovos ou os tradicionais de galinha.

Com as tabelas nutricionais em mãos, podemos dizer que o ovo de codorna tem um teor de proteína ligeiramente maior: 13.1 gramas contra os 12.5 gramas de galinha.

Isso significa que cada ovo de codorna é muito mais rico e concentrado tanto em nível calórico quanto nutricional, sendo uma excelente opção para manter um estilo de vida saudável.

Por outro lado, também fornecem as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo e do sistema imunológico, uma delas, a vitamina A, que colabora na formação de tecidos moles, bem como na manutenção de uma pele firme.

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Também há a vitamina B que favorece a manutenção do sistema nervoso e ajuda na formação de glóbulos vermelhos no sangue. Essas características também ajudam a prevenir a anemia, aumentar a massa muscular e ajudar a manter a saúde visual e a memória.

Alguns de seus minerais, como cálcio e fósforo, são fundamentais para a manutenção de ossos e dentes saudáveis e fortes.

Agora que sabemos tudo o que ele pode fazer pela saúde, é provável que você também esteja se perguntando, quantos ovos de codorna são recomendados comer?

Diante disso, o mais recomendável é consumir de 3 a 5 pela manhã, já que se considera que comer mais de 6 ovos por dia pode aumentar o colesterol no sangue, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.

Nem tudo são vantagens

Existem várias desvantagens que temos que levar em conta se decidirmos começar a comer este tipo de ovos.

Não são recomendados para pessoas com doenças hepáticas ou pessoas alérgicas às proteínas, pois sua ingestão facilita os sintomas de intoxicação.

Além disso, como outros alimentos, tudo em excesso é ruim. No caso dos ovos de codorna o ideal é não exceder os 5 ovos por dia, pois pode criar problemas relacionados ao colesterol e outras doenças cardiovasculares.

Composição

Um ovo de codorna (9 gramas) contém:

  • Calorias: 14
  • Proteína: 1 g
  • Gordura: 1 g
  • Carboidratos: 0 g
  • Fibra: 0 g
  • Colina: 4% do valor diário
  • Riboflavina: 6% do valor diário
  • Folato: 2% do valor diário
  • Ácido pantotênico: 3% do valor diário
  • Vitamina A: 2% do valor diário
  • Vitamina B12: 6% do valor diário
  • Ferro: 2% do valor diário
  • Fósforo: 2% do valor diário
  • Selênio: 5% do valor diário

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