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Ovo de codorna: quais os nutrientes?

O ovo de codorna é um alimento muito bom, capaz de oferecer excelentes valores nutricionais. É verdade que, embora esteja se tornando cada vez mais popular, muitas pessoas ainda estão relutantes em comprá-los por causa de seu tamanho pequeno em comparação com os de galinha, que são os mais usados.

No entanto, embora os ovos de galinha sejam quatro ou cinco vezes maiores, os ovos de codorna têm proporcionalmente uma densidade nutricional mais alta, por exemplo, em proteínas ou vitamina B.

Quais os principais nutrientes do ovo de codorna?

100 gramas desses ovos, por exemplo, forneceriam 100% da quantidade recomendada de vitamina D por dia, enquanto os ovos de galinha seriam responsáveis por apenas 36%.

É precisamente o seu tamanho pequeno que faz deste ovo um alimento muito completo. Um único ovo de codorna fornece uma parcela significativa das necessidades diárias de vitamina B12, selênio, riboflavina e colina, juntamente com um pouco de ferro, tudo em uma porção contendo apenas 14 calorias.

O selênio e a riboflavina são nutrientes importantes que ajudam o corpo a quebrar os alimentos que comemos e transformá-los em energia. O selênio também ajuda a garantir uma função tireoidiana saudável.

Por outro lado, a vitamina B12 e o ferro promovem a função saudável do sistema nervoso e ajudam a manter os níveis ideais de energia por meio de seu papel na formação de glóbulos vermelhos.

Além disso, a colina é vital para ajudar seu corpo a produzir acetilcolina, um neurotransmissor que envia mensagens do seu sistema nervoso para os músculos. Graças aos seus componentes e valores nutricionais, o consumo desse tipo de ovo gera uma série de efeitos positivos à saúde.

Aumenta a atividade metabólica

Melhorar o metabolismo geralmente requer uma mudança nos padrões ou hábitos alimentares. Às vezes, no entanto, algumas pequenas mudanças são suficientes para ter um efeito muito positivo, como reduzir problemas digestivos e ajudar na perda de peso.

Nesse processo, os ovos de codorna podem ser de grande ajuda, pois, como resultado de seu alto teor de vitamina B, ajudam a aumentar a atividade metabólica. O resultado final é uma queima mais rápida de calorias e, consequentemente, uma contribuição para a perda de peso.

Eles fortalecem os ossos

Embora o nutriente mais conhecido para o desenvolvimento ósseo seja o cálcio, há outros fatores a serem considerados.

Aminoácidos, como a lisina, podem ser essenciais para uma resistência óssea duradoura, especialmente em crianças. Juntamente com outros nutrientes essenciais, eles são encontrados em grandes quantidades em ovos de codorna.

Ao adicionar este alimento à dieta, as necessidades de zinco e potássio também são atendidas, reduzindo o risco de osteoporose ou doenças que enfraquecem os ossos.

Reduz o risco de anemia

Alguns estudos apontam o ovo de codorna como um bom aliado contra a anemia graças ao seu alto teor de ferro. É um mineral importante que não apenas oxigena órgãos, tecidos e células, mas também aumenta a imunidade.

A ingestão de ovos de codorna também tende a aumentar os níveis de hemoglobina no corpo. O ferro e o potássio, ambos prevalentes em ovos de codorna, causam a formação de glóbulos vermelhos, o que, em última análise, estimula a saúde do sangue.

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