Você está visualizando atualmente Ovo: um alimento muito completo para o corpo e a mente

Ovo: um alimento muito completo para o corpo e a mente

O ovo é um dos alimentos mais completos da nossa dieta pelo seu valor nutricional, que traz inúmeros benefícios para a saúde. Destaca-se também a sua versatilidade, uma vez que permite infinitas preparações culinárias. E é um alimento fácil de preparar que agrada a todos.

Um único ovo contém 13 nutrientes essenciais, incluindo colina, que ajuda no desenvolvimento do cérebro fetal, vitamina B12 e ferro. Os ovos são também a proteína mais completa, além de sustentável e acessível.

Devido ao seu alto teor de nutrientes, os ovos são uma opção nutritiva e saudável para a dieta das pessoas em todas as fases da vida, incluindo adolescentes em pleno crescimento, mulheres grávidas e durante a amamentação, idosos e crianças.

Leia também: Quantos ovos de codorna podem ser comidos por dia?

Além disso, o ovo é um alimento de interesse para aqueles que precisam estar tanto em forma física como mental: Para os atletas ajuda a melhorar o seu desempenho físico, e para os estudantes, pela importância de vários nutrientes do ovo para o bom funcionamento do cérebro e a função cognitiva.

Benefícios do ovo para a saúde

Fornece vitamina D

O ovo é um dos poucos alimentos que tem vitamina D (vitamina lipossolúvel) de forma natural, a mesma é encontrada na gema.

Pela importância em suas funções, a vitamina D é considerada um hormônio, responsável pelo depósito de cálcio nos ossos. Além disso, a vitamina D modula a resposta dos glóbulos brancos, impedindo que libertem muitas citoquinas inflamatórias.

Sabe-se que o coronavírus causa um excesso de citocinas pró-inflamatórias. Por isso, a vitamina D poderia ser um nutriente essencial pelo seu papel na modulação da resposta imune e na prevenção de doenças infecciosas.

O ovo também tem vitaminas A, E, K e substâncias antioxidantes

Fornece minerais

Minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, zinco, cobre e selênio são encontrados nos ovos e contribuem para inúmeras funções em nosso organismo.

Outro nutriente presente no ovo é o triptofano, que atua sobre a síntese de serotonina, contribuindo para o equilíbrio do humor e do bem-estar.

Diminui o risco de doenças

O ovo é rico em carotenoides zeaxantina e luteína, substâncias antioxidantes envolvidas na prevenção de condições visuais como a catarata e a doença macular produzida pela idade.

A luteína e a zeaxantina também estão presentes em vegetais como brócolis e espinafre, mas o corpo absorve melhor esses nutrientes quando vêm do ovo, graças à gordura presente na gema.

Fornece gorduras insaturadas

O ovo contém gorduras saudáveis de boa qualidade, especialmente do tipo monoinsaturado oleico, que atua favorecendo o aumento do colesterol HDL (o colesterol bom) no sangue.

Ao contrário do que se pensava anteriormente, numerosas pesquisas científicas revelaram nos últimos anos que o consumo de ovos não tem impacto negativo no aumento dos níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim em pessoas saudáveis.

Agora que você já conhece os benefícios do ovo para a saúde, não deixe de conferir a receita de espaguete com ovos de codorna e queijo parmesão

Deixe um comentário