Além do fato de que os ovos de codorna são adoráveis, há muitas outras razões para considerar ter esses pequenos ovos em suas mãos.
Quer saber mais sobre os benefícios dos ovos de codorna? Então continue lendo esse artigo!
Benefícios dos ovos de codorna
Alergias
Os ovos de codorna têm boas propriedades nutricionais e são ricos em antioxidantes. Esta combinação de nutrientes promove a saúde e ajuda a tratar os sintomas de alergia ao pólen.
Um estudo grego descobriu que sintomas como espirros, congestão e coriza melhoraram dentro de uma hora após a ingestão de ovos.
Um estudo com camundongos chineses sugere que a gema de ovo de codorna alivia os sintomas de esofagite, uma condição inflamatória grave causada por alergias alimentares.
Rico em proteína
Eles são ricos em proteínas que nosso corpo precisa para realizar inúmeros processos. As proteínas são usadas para fazer novas células, tecidos, músculos, ossos e vasos sanguíneos.
Anemia
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharmacology, os ovos de codorna, devido à sua abundância de ferro, podem ajudar a reduzir o risco de anemia.
Ferro e potássio, ambos prevalentes neste alimento, podem promover a formação de glóbulos vermelhos, que acabam por estimular a saúde do sangue.
Benefícios para a visão
Graças à abundância de vitamina A, os ovos de codorna podem beneficiar sua visão. Essa propriedade é atribuída à sua atividade antioxidante, que pode ajudar a reduzir a degeneração macular e prevenir o desenvolvimento de catarata.
Doença renal
Ovos de codorna têm um efeito positivo no tratamento de doenças renais, portanto, pacientes com insuficiência renal podem consumi-los.
Gravidez
Se totalmente cozidos, podem ser consumidos por mulheres grávidas. Compostos como fósforo, vitaminas B, minerais, proteínas, antioxidantes e muitos outros nutrientes contidos no ovo de codorna são úteis para o desenvolvimento e crescimento do feto.
Sua ingestão também melhora a qualidade do leite materno.
Contraindicações dos ovos de codorna
A maioria dos ovos de codorna no mercado não é pasteurizada. Isso significa que eles não foram aquecidos para matar qualquer bactéria nociva que possa residir na casca.
Por esse motivo, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico comprometido devem evitar ovos de codorna ou certificar-se de que estejam totalmente cozidos.
Se você é alérgico a ovos de galinha, provavelmente também é alérgico a ovos de codorna. Se você quiser testar sua tolerância ao ovo de codorna, faça-o sob a supervisão de um médico.
Curiosidade
Esses ovos contêm uma proteína chamada ovomucóide, que é o componente comum na maioria dos medicamentos antialérgicos.
Eles são considerados uma iguaria em muitas partes do mundo, incluindo Ásia, Europa e América do Norte.
No Vietnã, sacos de ovos de codorna cozidos são vendidos em barracas de rua como lanches baratos para cerveja.
A melhor forma de os consumir é cru, talvez com uma pitada de sal e limão, desta forma tira-se o máximo partido das suas propriedades organolépticas.
Eles também são usados no campo de cosméticos para fazer máscaras faciais e capilares.