Por muito tempo os ovos de codorna não foram bem vistos como um alimento bom, pois era associado principalmente a comida de bar, por isso seu consumo era feito somente por adultos e nem sempre da maneira correta, pois normalmente nestes locais, os ovos de codorna são servidos como aperitivos e sua ingestão é feita com acompanhamentos nada saudáveis como bebidas alcoólicas e outros alimentos salgados e fritos.
Mas é hora de deixar os mitos de lado e começar descobrir os verdadeiros benefícios desse alimento, saiba que ele pode e deve ser consumido por crianças.
Isso mesmo! O ovo de codorna é um dos melhores alimentos para complementar a alimentação dos pequenos já desde os primeiros dias em que eles começam a ingerir alimentos sólidos como papinhas e sopas.
Os ovos de codorna ajudam no crescimento saudável e no desenvolvimento de ossos, músculos e protegem o sistema imunológico contra doenças.
O ferro presente em sua gema previne anemias e ainda auxiliam no processo de aprendizagem, suas proteínas estimulam o crescimento saudável e natural do corpo, dando força e resistência a pernas e braços.
Além disso, as proteínas contêm aminoácidos que nutrem o sistema nervoso no cérebro, mantendo um bom funcionamento e colaborando com a visão.
Seu efeito é antitóxico para o organismo eliminando radicais livres que podem prejudicar a cognição e até mesmo desacelerar algumas fases naturais da criança como aprender a ler ou escrever.
O ovo de codorna é um alimento que agrada o paladar em todos os tipos de pratos e você deve incluir gradualmente numa alimentação ricas em vegetais como.
Tenha uma rotina, ofereça sempre no café da manhã, lanche, almoço e jantar e substitua pães e biscoitos doces por receitas que contenham o ovo de codorna ou o próprio já cozido.
Para acompanhar, ofereça sucos e vitaminas de frutas logo de manhã.
No almoço cozinhe os legumes e inclua meio ovo de codorna ou somente as gemas em purês de batatas com um pouco de azeite.
A quantidade deve variar conforme a idade, por exemplo; – de um ano a três recomendação é de pelo menos um ovo, de três a sete pode ser oferecido de 2 a três ovos diariamente, de sete anos em diante pode ser de três a cinco.
Em alguns casos em que a criança possa recusar faça brincadeiras e personagens com o alimento, se mesmo assim você ainda não obtiver sucesso, prepare outra refeição, lembre-se que não é frescura, é normal que ele não goste de certas coisas, pois tudo é novidade.
A hora de comer não deve ser um momento de choro e sim prazeroso e de união familiar, fazendo com paciência é possível transformar uma refeição em uma forma de aprender.
Conte histórias e mostre de onde vem o que ele está consumindo.
Vamos te ajudar nessa jornada em busca de mais saúde e para isso preparamos uma receita com ovos de codorna que é deliciosa e todos vão amar:
Receita
Moqueca de ovos de codorna
2 caixas de ovo de codorna
1 cebola cortada em cubinhos
3 dentes de alhos
1/2 Pimentão verde cortado em cubinhos
1 tomate cortado em cubinhos
Salsinha, coentro e cebolinha
Sal
1 vidro de leite de coco
Azeite de oliva
Modo de preparo
Cozinhe os ovos, espere esfriar e em seguida retire a casca, reserve.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Em seguida acrescente o pimentão, o tomate, 250 ml de água, sal a gosto, Salsinha, coentro e cebolinha, os ovos, o leite de coco e o dendê, deixe cozinhar até levantar fervura. Desligue.