Você está visualizando atualmente Ovos de codorna: tudo o que você precisa saber!

Ovos de codorna: tudo o que você precisa saber!

Os ovos de codorna são os ovos postos pela codorna comum (Coturnix coturnix), uma espécie de ave galiforme da família Phasianidae amplamente distribuída por todo o mundo.

Esses ovos são caracterizados por serem menores que os ovos de galinha e mais nutritivos que estes. Destacam-se pelo elevado teor de proteínas e pela quase ausência de hidratos de carbono.

Valor nutricional dos ovos de codorna

Eles têm uma porcentagem muito semelhante de calorias aos ovos de galinha. Cada 100 gramas de ovos de galinha têm 150 quilocalorias e ovos de codorna têm 154 quilocalorias.

No entanto, lembremos que eles são menores: um ovo de galinha médio pesa 65 gramas e um ovo de codorna cerca de 10 gramas. Então você terá que comer vários ovos de codorna para igualar a ingestão de energia de um ovo de galinha.

Leia também! Ovo de codorna: tão pequeno quanto poderoso

Os ovos de codorna têm uma porcentagem ligeiramente maior de proteína em comparação com os ovos de galinha. No primeiro encontramos 13,1g por 100 gramas, enquanto no segundo há 12,5g.

Por isso, os ovos de codorna são um excelente aliado para aumentar a massa muscular. Ambos os tipos de ovos têm porcentagens de gordura semelhantes (11,1 gramas), mas os ovos de codorna têm o dobro do colesterol dos ovos de galinha (844mg vs 385g).

Um valor extra dos ovos de codorna é a porcentagem de ferro que eles podem fornecer. Eles têm quase o dobro de ferro que um ovo de galinha, já que em 100 grãos de um ovo de codorna há 3,65 mg de ferro, enquanto nos ovos de galinha encontramos 1,9 mg. Dessa forma, ovos de codorna ajudam a prevenir anemia

Eles também possuem uma boa porcentagem de folatos, substância fundamental para a formação dos tecidos durante a gravidez e essencial para o correto fechamento do tubo neural do feto. Ovos de codorna têm 66mcg de folato, enquanto ovos de galinha têm 50mcg.

Os ovos dessas aves são ricos em vitamina A: encontramos 156 mg dessa vitamina. Devido aos seus níveis de vitamina A, os ovos de codorna ajudam a manter uma boa visão e promovem o crescimento das crianças.

Ovos de codorna fornecem 1,4 mcg de vitamina D. Portanto, eles permitem o bom funcionamento do sistema imunológico, fortalecem os ossos e os dentes e facilitam a absorção de fósforo e cálcio. Eles também são ricos em vitamina B12, que contribui para a formação de glóbulos vermelhos.

Benefícios para a saúde dos ovos de codorna

Ovos de codorna são ricos em vitaminas e minerais. Além disso, é um produto altamente recomendado para dietas de pessoas ateroscleróticas e hipertensas devido ao seu baixo teor de colesterol.

Contraindicações ou efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais ou alergias relacionadas ao consumo de ovos de codorna, no entanto, pessoas que sofrem de baixa digestibilidade de proteínas, distúrbios hepáticos ou renais, devem fazer o consumo com cautela.

Da mesma forma, não é recomendado consumir mais de 6 por dia, pois pode aumentar o colesterol no sangue, promovendo possíveis doenças cardiovasculares.

Agora que você já sabe como o ovo de codorna é ótimo para a saúde, continue conosco e descubra formas de usar a casca do ovo de codorna, um ingrediente cheio de nutrientes.

Deixe um comentário